Blog da Jaque

28.11.06



AO MESTRE COM CARINHO!
Mestre,
É aquele que caminha com o tempo,
propondo paz, fazendo comunhão,
despertando sabedoria.
Mestre é aquele que estende a mão,
inicia o diálago e encaminha
para a aventura da vida.
Não é o que ensina fórmulas, regras,
raciocínios, mas o que questiona
e desperta para a realidade.
Não é aquele que dá de seu saber,
mas aquele que faz germinar
o saber do discípulo.
Mestre é você, meu professor amigo
que me comprende, me estimula,
me comunica e me enriquece com
sua presença, seu saber e sua ternura.
Eu serei sempre um seu discípulo
na escola da vida.
PARABÉNS PROFESSOOR!!!!!!!!!!

16.11.06

Semana 5 ECS 7

Marx e Engels

Karl Marx nasceu em Treves, na Alemanha. Em 1830, matriculou-se na Universidade de Berlim, doutorando-se em filosofia em Iena. Foi redator de uma gazeta liberal em Colônia. Mudou-se, em 1842, para Paris, onde conheceu Friedich Engels, seu companheiro de idéias e publicações por toda vida. Expulso da França em 1845, foi para Bruxelas, onde participou da recém-fundada Liga dos Comunistas. Em 1848 escreveu, com Engels, O manifesto do Partido Comunista, obra fundadora do “marxismo” enquanto movimento político e social a favor do proletariado. Com o malogro das revoluções sociais de 1848, Marx mudou-se para Londres, onde se dedicou a um grandioso estudo crítico da economia política. Marx foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional. Morreu em 1883, após intensa vida política e intelectual. Suas principais obras foram: A Ideologia Alemã, Miséria da Filosofia, Para a crítica Economia Política, A Luta de Classes na França e O Capital.

FRIEDRICH ENGELS :Foi um filosofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo cientifico ou comunismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, e entre as mais conhecidas destacam-se o Manifesto Comunista e O Capital.
Friedrich Engenls grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 à janeiro de 1848 junto com Marx, escreveu o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura Comunista.

6.11.06


ABRA SUAS ASSAS ,
SOLTE SUAS FERAS,
CAIA NA GANDÁIA.

ECS 6 Webber ll

A partir da teoria de Webber podemos citar algumas situações vividas em nossa ambiente escolar.
Webber nos ajuda a entender a realidade brasileira hoje, especialmente a democracia em que nos encontramos, devido ao seus conceitos de tipos de dominação, estudos sobre os processo de burocratização, racionalização e institucionalização da vida moderna.
Uma realidade social que vivemos e temos que seguir e cumprir no ambiente escolar é a LDB. A partir da mesma regras e normas são estabelecidas, mesmo quem domina segue normas, dominantes e dominados tem seus direitos e deveres. O deverde obediência não está em uma pessoa mas numa norma estabelecida.
Outro exemplo é a questão de dominação carismática que o professor exerce sobre seus alunos e até mesmo na comunidade escolar. O professor com sua devoção afetiva, sua atenção, carinho, sendo ele um mediador da aprendizagem pode ser este um ser carismático no local de trabalho.

semana 4

ECS 6 Webber ll
Ao participar do fórum, Durkheim-Webber- Marx, lendo as colocações dos colegas, pude perceber que todos deram sua contribuição à respeito das idéias dos pensadores, tiraram dúvidas e postaram mais situações duvidosas.
Os autores abordados neste fórum tem uma grande importância para a constituição da sociologia como ciência. Pois, a partir deles é que várias correntes de pensamento se desenvolveram, estando presente até hoje.
Poderiamos dizer que eles nos dão um instrumental teórico significativo para pensar a sociedade hoje.Porém, precisamos ter presente que um instrumental não é uma receita pronta, mas um pano de fundo que desafia nossa criatividade para percebemos os seus limites e/ou abrangência.
O séc xx conheceu o desenvolvimento das três correntes sociológicos abordados, mas também de muitas outras, que, como uma rede, procuram até hoje desenvolver novas formas de ver o mundo, o ser humano, a vida.