ESCOLA CULTURA SOCIEDADE
ATIVIDADE 3
As definições da educação segundo Durkheim
1)Qual a posição de Durkheim frente o que diz Stuart Mill?
Para ele, a educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. A educação não é a mesma em todos os tempos e em todas as partes. Se considerarmos várias sociedades e várias épocas históricas, veremos que há diferentes tipos de educação e diferentes ideais educativos. Na verdade, não há uma educação universal e única.
2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens sem distinção; é essa educação universal a única que o teorista se esforça em definir.
3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
È preciso considerar o tempo e o lugar. Além disso, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que no momento existem, o tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.
4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
A partir de suas necessidades cada sociedade formou um conjunto de idéias no decorrer de sua história, e a partir daí usa a educação como processo para moldar o homem ideal.
5)Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Desenvolver no individuo estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os membros. E, em seguida, suscitar os que o grupo social particular considera indispensável. Sendo que quem determina isto é a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular.
6)A partir da definição “A educação...particularmente, se destine “o que conclui Durkheim? Explique?
Segundo Durkheim, não nascemos com este ser social, nem ele se desenvolve espontaneamente em nós. O ser humano, espontaneamente, não se submeteria à autoridade, não respeitaria a disciplina, não se sacrificaria por objetivos comuns. É a educação, como socialização, que o leva a tais condutas sociais. Ao nascer, o ser humano é associal. A cada geração, a sociedade deve começar da estaca zero, pois a socialização não é hereditária e deve processar-se sempre de novo, com cada geração. A educação cria um ser novo, transforma cada ser associal que nasce num ser social.
7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Ambos são ideais dependentes no momento que o ser humano deseja modificar a sociedade está melhorando a si próprio, a si mesmo.
As definições da educação segundo Durkheim
1)Qual a posição de Durkheim frente o que diz Stuart Mill?
Para ele, a educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. A educação não é a mesma em todos os tempos e em todas as partes. Se considerarmos várias sociedades e várias épocas históricas, veremos que há diferentes tipos de educação e diferentes ideais educativos. Na verdade, não há uma educação universal e única.
2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens sem distinção; é essa educação universal a única que o teorista se esforça em definir.
3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
È preciso considerar o tempo e o lugar. Além disso, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que no momento existem, o tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.
4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
A partir de suas necessidades cada sociedade formou um conjunto de idéias no decorrer de sua história, e a partir daí usa a educação como processo para moldar o homem ideal.
5)Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Desenvolver no individuo estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os membros. E, em seguida, suscitar os que o grupo social particular considera indispensável. Sendo que quem determina isto é a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular.
6)A partir da definição “A educação...particularmente, se destine “o que conclui Durkheim? Explique?
Segundo Durkheim, não nascemos com este ser social, nem ele se desenvolve espontaneamente em nós. O ser humano, espontaneamente, não se submeteria à autoridade, não respeitaria a disciplina, não se sacrificaria por objetivos comuns. É a educação, como socialização, que o leva a tais condutas sociais. Ao nascer, o ser humano é associal. A cada geração, a sociedade deve começar da estaca zero, pois a socialização não é hereditária e deve processar-se sempre de novo, com cada geração. A educação cria um ser novo, transforma cada ser associal que nasce num ser social.
7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Ambos são ideais dependentes no momento que o ser humano deseja modificar a sociedade está melhorando a si próprio, a si mesmo.
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