Blog da Jaque

30.10.06

Semana 4 ECS 5 Webber I

Os três Tipos Puros de Dominação Legítima.

Ao tentarmos analisar a nossa realidade hoje, provavelmente não encontraremos exemplos que se enquadrem totalmente nesses tipos de dominação. Mas, como poderemos perceber através dos exemplos a seguir, é possível aproximar mais ou menos algumas situações do nosso dia-a–dia com o modelo proposto por Webber. Era justamente esse o objetivo do método proposto por Webber: perceber em que medida os fenômenos sociais se aproximavam mais ou menos do tipo ideal.

1. Dominação Racional ou Legal – que possui o seu fundamento nas leis e/ou estatutos criados. Os direitos, bem como os deveres dos dominantes ou dominados , estão expressos nas leis. O dever de obediência não está em uma pessoa, mas numa norma estabelecida.
Exemplo
O presidente da República, ao emitir uma Medida Provisória, está se valendo do seu poder de Dominação Racional, porque ele foi eleito pelo voto direto e, nesse sentido, tem o poder para isso. Mesmo que não concordemos com a sua atitude, somos obrigados a aceitá-la, pois ele justifica o seu poder através das leis.
Cabe lembrar, nesse exemplo, que não se discute se a leis é favorável à maioria da população ou não. O que interessa, é perceber que a lei é utilizada para dominar aqueles que não têm o mesmo poder.

2. Dominação Tradicional – É fundamentada, firmada pela tradição. Dá–se em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoreais que existem há muito tempo. O conteúdo das ordens está fixado na tradição. Aquele que ordena é o “senhor” e aquele que obedece é o “súdito”, “o servidor”.
Exemplo
Muitas famílias vivem em estado de miséria, trabalhando nas fazendas de grandes proprietários de terra em todo o Brasil. É muito difícil mudar essa situação, uma vez que o “coronel”, no Nordeste e o “Caudilho”, no Sul do Brasil, desde os inícios da colonização, sempre mantiveram a hegemonia sobre os seus “súditos”. Esses, por sua vez, apesar de serem explorados, possuem um vínculo de fidelidade muito grande, muitos deles jamais conseguindo trair a confiança do patrão.
A dominação patriarcal é considerada o tipo mais puro dessa Dominação Tradicional. Muitos de nós fomos criados sob o domínio de um “chefe de família”. Muitas mulheres sofrem diariamente violências físicas e sexuais por parte de seus próprios maridos. Ao observarmos o Congresso Nacional, o Senado Federal, as Igrejas, entre outros, percebemos que quem comanda, quem tem o poder maior é o homem. Uma continuação da tradição do patriarca, do “senhor”.

3. Dominação Carismática – Está fundamentada em uma devoção afetiva à pessoa e a seus dotes sobrenaturais – carismas -, bem como a faculdades mágicas, revelações ou heroísmos, poder intelectual ou capacidade de comunicação.
Exemplo
Talvez um dos exemplos mais vivos em nossa memória, que marcou todo o povo brasileiro, de Dominação Carismática, seja Fernando Collor de Mello. Collor conseguiu, através de seus “carismas” de falar bem, postura enérgica e proposta de “caça aos marajás”, angariar a simpatia e até a devoção de muitas pessoas. Sua postura era profundamente carismática, tanto que quando se apossou de quase todo o dinheiro da Poupança dos brasileiros, não houve uma grande ação coletiva, em represália a sua ação.
Para compreender-mos como se dá a relação de poder e dominação na sociedade capitalista, é que Webber desenvolve os tipos puros de dominação legítima.

28.10.06

Atividade Escola Cultura e Sociedade

Oi pessoal!
Esta é a minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?

meu e-mail: jaquelini_schutz@yahoo.com.br

meu blog: jaquepereira. blogspot.com

23.10.06





Escola Cultura Sociedade
Atividade 4

Após visitar alguns blogs, pude conhecer melhor alguns colegas, que por falta de tempo, pouco conversamos. Tem blogs lindissímos e com tudo em dia e outros que ainda estão precisando postar seus trabalhos. Mas não devemos desistir, a caminhada está um pouco cansativa, com alguns obstáculos, mas com certeza todos nós iremos chegar lá !!!

21.10.06

ANÁLISE DOS BLOGS PEDAGÓGICOS

INTERDISCIPLINA: EDUCAÇÃO TECNÓLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Semana 2: blogs

Os blogs educacionais que pesquiseu foram:

NOME: INFOEDU ( Disciplina Informática Educacional )

ENDEREÇO: http//infoedu.zip.net/

OBJETIVO: Mostrar a importância de weblogs na educação

NOME: Zaptlogs

ENDEREÇO: http//páginas.terra.com.br/aducação/guitierrez/blogs/zapt

OBJETIVO: Formação de uma comunidade de pesquisadores onda a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores ocore de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonia.

COMENTÁRIO O primeiro blog apresenta assuntos variados referentes a utilização de blogs na educação em seu diversos assuntos. Já o segundo apresenta a importância de weblogs na educação e como criá-los. Ambos importantes para nós, pois uma frebe começa a contagiar professores e educandos que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.

Os blogs educacionais não tem limites quanto sua utilização. São ferramentas de fácil utilização, pois não exigem muito conhecimento tecnológico e são muito atrativos. É preciso que somente nos apropriamos desta linguagem e exploramos com nossos alunos as várias possibilidades desse novo ambiente de aprendizagem. Não podemos ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que a maioria de nossoa alunos já dominam

17.10.06

ESCOLA CULTURA SOCIEDADE

ATIVIDADE 3
As definições da educação segundo Durkheim

1)Qual a posição de Durkheim frente o que diz Stuart Mill?
Para ele, a educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. A educação não é a mesma em todos os tempos e em todas as partes. Se considerarmos várias sociedades e várias épocas históricas, veremos que há diferentes tipos de educação e diferentes ideais educativos. Na verdade, não há uma educação universal e única.

2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens sem distinção; é essa educação universal a única que o teorista se esforça em definir.

3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
È preciso considerar o tempo e o lugar. Além disso, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que no momento existem, o tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.

4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
A partir de suas necessidades cada sociedade formou um conjunto de idéias no decorrer de sua história, e a partir daí usa a educação como processo para moldar o homem ideal.

5)Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Desenvolver no individuo estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os membros. E, em seguida, suscitar os que o grupo social particular considera indispensável. Sendo que quem determina isto é a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular.

6)A partir da definição “A educação...particularmente, se destine “o que conclui Durkheim? Explique?
Segundo Durkheim, não nascemos com este ser social, nem ele se desenvolve espontaneamente em nós. O ser humano, espontaneamente, não se submeteria à autoridade, não respeitaria a disciplina, não se sacrificaria por objetivos comuns. É a educação, como socialização, que o leva a tais condutas sociais. Ao nascer, o ser humano é associal. A cada geração, a sociedade deve começar da estaca zero, pois a socialização não é hereditária e deve processar-se sempre de novo, com cada geração. A educação cria um ser novo, transforma cada ser associal que nasce num ser social.

7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Ambos são ideais dependentes no momento que o ser humano deseja modificar a sociedade está melhorando a si próprio, a si mesmo.